BLOG DO BEM


31/10/07


Caminhão da Saúde levará assistência médica à população carente

O atendimento a pessoas portadoras de Hanseníase e outras doenças vai ganhar um reforço: o Caminhão da Saúde. Trata-se de uma iniciativa inédita no país e contribuirá para levar assistência médica à população carente de vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e Pará. Pela primeira vez um veículo vai abrigar 05 consultórios - para detecção e diagnóstico de Hanseníase, laboratório - para exames com resultados imediatos, banheiro - com torneiras automáticas, elevador para deficientes físicos e gerador.  Também haverá um palco para apresentação de peça teatral sobre sinais, sintomas e como cuidar da Hanseníase, além da exibição de vídeos sobre a doença.
O lançamento acontecerá no dia 05/11, às 09:00horas, no Hospital Estadual Tavares de Macedo, antigo Hospital Colônia de pacientes de Hanseníase, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 34, em Venda das Pedras – Itaboraí. O artista e voluntário do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase) Ney Matogrosso estará presente no local, apresentando o projeto.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Universidade Aberta da Terceira Idade, UniATI/UERJ

São oferecidos mais de 120 cursos livres por semestre para pessoas acima de 60 anos. O aluno tem liberdade de escolha para freqüentar as oficinas e cursos de sua preferência, dentro do limite possível de vagas. As atividades oferecidas estão estruturadas segundo áreas temáticas:
- Educação para saúde
- Arte e cultura
- Conhecimentos gerais e línguas estrangeiras
- Conhecimentos específicos sobre a terceira idade

A programação completa encontra-se disponível no Site: www.unati.uerj.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h24
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

30/10/07


Cruz Vermelha recebe doações para vítimas das enchentes na Baixada Fluminense (RJ)

As fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro, na última semana deixaram  milhares de pessoas desabrigadas.  A Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu está recebendo doações para as vítimas da enchente na Baixada Fluminense, uma das áreas mais atingidas pela água. Os produtos mais necessários são colchonetes, roupas e comida: alimentos não perecíveis, água mineral, leite em pó entre outros. Um outro apelo é para que as pessoas doem também galochas de borracha nos tamanhos 41 e 42.


Postos de recebimento:
- Cruz Vermelha Brasileira - Filial Nova Iguaçu
Rua Coronel Bernardino de Melo, 2085 – Centro
Telefone: (21) 2667-2107 ou 2667- 1406

- Pólo Belford Roxo
Rua Roberto Rocha, 417 – Centro (atrás da caixa econômica federal)
Telefone: (21) 2661-0796

- Cruz Vermelha Brasileira – Filial Centro do Rio de Janeiro
Praça da Cruz Vermelha, 15 - Térreo
Procurar o Sr. Luiz (presidência)

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Turismo absorve jovens carentes em Porto Alegre

O Projeto Trilha Jovem, de responsabilidade social dos setores de hotelaria, turismo e gastronomia, capacitou 168 jovens para trabalhar nessas áreas em Porto Alegre. Com o término das aulas, está agora em andamento o processo de inserção dos alunos no mercado de trabalho.

- Empresas que têm interesse em abrir vagas, selecionar candidatos ou obter maiores informações, favor entrar em contato, pelo Telefone: (51) 3019-4831, E-mail vpstrilhajovem@gmail.com e Site: www.trilhajovem.com.br

 

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

26/10/07


Evento "Descobrindo na Praça - Lendo, Brincando e Reciclando"

O projeto Comunidade Educadora promoverá no dia 27/10, das 09:00 às 15:00horas, atividades lúdicas sobre meio ambiente e leitura, na Praça Otávio Carneiro – bairro Olavo Bilac, em Duque de Caxias (RJ). A programação de atividades é aberta ao púbico e apresenta rodas de leitura e contação de histórias, teatro, brincadeiras, jogos lúdicos e oficinas de reciclagem, desenho e pintura. O objetivo é que crianças e adolescentes possam aprender brincando sobre educação ambiental, reciclagem e literatura infanto- juvenil. 
O Projeto Comunidade Educadora é uma parceria entre a ONG CARE Brasil e a Escola Estadual Guadalajara, com o apoio da Dpaschoal e Instituto C&A , que tem entre seus objetivos fortalecer espaços de leitura na  escola, creche e organizações comunitárias de Duque de Caxias, para incentivar a leitura e educação ambiental a partir do protagonismo juvenil.

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Eventos Gratuitos do Parque da Juventude, em São Paulo

- Ensaio da Banda Progresso:
A banda é formada por 100 crianças e adolescentes membros da comunidade de diversos bairros da cidade de São Paulo.
Dia: 27/10/2007
Horário: das 14:00horas às 20:00horas
                                            
- Dia do Dentista - Prevenções e cuidados
Aprenda com profissionais da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) a forma correta de escovar e tratar dos seus dentes. Com apresentação de vídeo, palestra e escovação (público infantil e adulto).
Dia: 27/10/2007
Horário: das 10:00horas às 16:00horas

Endereço: Av. General Ataliba Leonel, 490 – São Paulo

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

25/10/07


VAMOS REALIZAR O SONHO DA BIA?!

Beatriz, carinhosamente chamada de BIA, mora em São Paulo, tem 13 anos, aos 02 anos os médicos descobriram que tinha Artrite Reumatoide. Hoje a doença está controlada, mas com o passar dos anos, ela perdeu a visão. Ela estuda em uma escola pública, com o auxílio de sua Tia que escreve seus deveres, suas provas e atividades são feitas oralmente. Pois, a escola não está preparada para lecionar com alunos com deficiência visual, mesmo assim, BIA foi 1º Lugar na Prova de matemática Aplicada pelo Governo.
Seu sonho é Ganhar 01 Computador com Programa para Deficiente Visual.

- Se puder ajudar, favor entrar em contato pelo Telefone: (11) 3534-0441 – falar com a Girlandia ou E-mail: girlandia.cybertron@uol.com.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 14h50
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

24/10/07


Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular

A Universidade Metodista de São Paulo vai participar e sediar, no campus Rudge Ramos, a 3ª Edição do "Dia da Responsabilidade Social do Ensino Particular". O evento vai ocorrer no dia 27/10 em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) credenciadas à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Os eventos confirmados na Metodista são "Prevenção ao Câncer Bucal" e o "3º Seminário sobre Capoeira e Cidadania".
O evento é realizado anualmente pela ABMES com o objetivo de dar uma oportunidade para as Instituições de Ensino Superior (IES) para mostrar seus projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Qualquer estabelecimento de ensino superior pode participar do evento, associada ou não da ABMES, basta confirmar a inscrição até o dia 26/10.

- Informações e Inscrições pelo Telefone: (61) 3322-3252 ou Site: www.abmes.org.br 

Escrito por Blogueiro do Bem às 19h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Concurso com material reciclado em Niterói (RJ)
 
A Cooperativa Manguezarte e a ONG Guardiões do Mar, que há 10 anos realiza trabalhos Educação Ambiental e Geração de renda em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e diversos municípios do entorno da Baía de Guanabara, realizarão o 1º Concurso de Design de Produtos com Material Reciclado, as inscrições vão até janeiro de 2008, com a entrega dos protótipos, que servirão como base para avaliação da comissão julgadora. O prêmio é de R$ 3.000,00.
Já foram enviados modelos e desenhos, além do Rio de Janeiro, de locais como Santa Catarina, Brasília e Bahia.
O concurso, dirigido para estudantes, profissionais de design, arquitetura, artesãos e profissões afins, é promovido pela cooperativa Manguezarte, criada pela ONG Guardiões do Mar. A ONG beneficia 220 famílias com seus programas de Educação Ambiental e Geração de Renda.
Para os interessados em participar do concurso fazendo parte dessa grande rede a 1ª etapa, que é da entrega de inscrições, será até 11 de janeiro de 2008. Os resultados serão divulgados de 21 a 25 de janeiro, e o final sairá no mês de março.

- Informações pelo Telefone: (21) 2605-8016 ou Site: www.manguezarte.com.br/regulamento.pdf


 

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

23/10/07


Cultura ao som dos tambores no Distrito Federal

Há 03 anos, a ONG Tambores do Paranoá (TamNoá) promove a inclusão social dos jovens da cidade por meio da música, além de ensinar cultura e educação ambiental aos integrantes. O grupo começou sem nenhuma pretensão de alcançar grande número de pessoas, mas hoje cerca de 120 crianças e adolescentes carentes estão envolvidos no projeto.
Os participantes tocam diversos instrumentos como tambor, alfaia, abê, caixa e gonguê. O ritmo tocado é o Maracatu de baque virado. O requisito básico, no entanto, é não tirar nota baixa na escola. “Isso tem um valor muito grande para eles. Se não for bem na escola não tem como andar com a gente. O objetivo maior é contribuir para que eles façam uma opção de vida consciente”, explica uma das fundadoras.
Todos os domingos um ensaio geral é realizado na quadra 13, na Praça Central do Paranoá. Para se manter, a ONG conta com a ajuda de parceiros que financiam a confecção dos instrumentos, inclusive, feitos pelos componentes da organização.

- Quem quiser ajudar, favor ligar para o Telefone: (61) 3369-6384

Escrito por Blogueiro do Bem às 15h59
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

18/10/07


Coleta Seletiva Solidária

A Escola de Química da UFRJ está abrindo novas turmas para cursos de extensão de curta duração, nos dias 26 e 27 de outubro, das 09:00h às 18:00horas, no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB), Rua 1º de Março, 66 –Centro (RJ).
A capacitação em Coleta Seletiva Solidária tem o objetivo de apresentar e discutir a importância da coleta seletiva de materiais recicláveis com a inclusão de catadores. Além disso, pretende qualificar participantes sobre as diferentes formas de se fazer a coleta seletiva solidária; abordar os aspectos econômicos e sociais que estão relacionados ao mercado da reciclagem; informar sobre a formação de cooperativas e programas de apoio; tratar sobre o marco legal da cadeia produtiva da reciclagem.

- Mais informações pelo Telefone: (21) 2562-7041, Site: www.eq.ufrj.br/extensao ou E-mail: extensao@eq.ufrj.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h39
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

RioVoluntáRio promove festa para a criançada

Dia 28/10, a partir das 09:00horas, será de festa no Parque do Flamengo. É o Dia das Crianças do RioVoluntáRio, evento que pretende destacar a importância da educação infantil de qualidade para crianças de 0 a 4 anos, pertencentes à comunidades em vulnerabilidade.
O evento vai contar com a participação dos mais de 700 alunos das creches do Brasileirinho, programa do RioVoluntáRio que reforma creches comunitárias e capacita seus educadores. Voluntários cadastrados na ONG também participam do evento. Tendas de recreação, corte de cabelo, música, pintura e teatro são algumas das atividades previstas. A entrada é franca.

- Interessados em colaborar, favor, entrar em contato pelo Telefone (21) 2262-1110, ramal 223 ou Site: http://www.riovoluntário.org.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

A Casa de Francisco de Assis (CFA), instituição filantrópica sem fins lucrativos, há 32 anos trabalhando em prol de famílias carentes, possui uma Creche com 82 crianças em sua sede, Rua Alice, 308 – Laranjeiras (RJ), promoverá 02 eventos no mês de Outubro.

1º) Dia 20/10 - sábado, das 09:00horas às 19:00horas, "17ª Vivência da Primavera" – com várias palestras e oficinas. Este ano destaca-se, a palestra com o jornalista André Trigueiros - Repórter da Globo News e responsável pelo Programa Cidades e Soluções e outra sobre foto Kirlian com a Dra. Enadir Tripoli. Entrada: R$ 3,00 ou 1kilo de alimento não perecível. Segue a programação: http://www.astroletiva.com.br/eventos/vivencia2007.php


2º) Dia 27/10 - sábado, das 14:00horas às 19:00horas, "Astrologia para Auto Conhecimento".
Abaixo, programação e o formulário para inscrição.
http://www.astroletiva.com.br/eventos/autoconhecimento.php
http://www.astroletiva.com.br/eventos/formulario.php

Divulguem e repassem para seus amigos.
Toda a renda será revertida para a Creche Santa Clara. É uma ótima chance para conhecer o trabalho desta Instituição.

- Maiores informações pelo Telefone: (21) 2265-9499 e 2557-0100

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h03
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

17/10/07


PRECISA-SE DE VOLUNTÁRIOS E COLABORADORES

A ONG Corpo de Bombeiros Civil Voluntário-RJ, sediada na Histórica Chácara de Tenório Cavalcanti, está recrutando Voluntários para trabalho social com 320 crianças e adolescentes carentes, entre 10 e 17 anos, através de atividades diárias, onde recebem orientações, treinamentos específicos, junto com alimentação, uniforme e material didático.

- Interessados favor entrar em contato:
Telefone: (21) 3134-3135 / 3651-4357 / 8775-4617 / 8834-0197
Endereço: Rua Vicente Guerrero, 27 Vila Santo Antonio - Duque de Caxias
Site:
http://www.cbcvrj.org.br
E-mail:
cbcvrj@cbcvrj.org.br

 

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h37
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

16/10/07


ATITUDE CIDADÃ

A responsabilidade social é de todos nós que integramos a sociedade. Debitar ações nesse sentido somente ao governo é virar as costas para a realidade, e achar que o pagamento de impostos é suficiente para resgatar nossas obrigações, em que pese o volume descomunal que o Estado cobra a cada brasileiro, é fechar os olhos diante da imensidão de questões sociais. Em muitos casos, um simples gesto minimiza sofrimentos ou oferece oportunidades a quem estava no caminho da desesperança.
Tomemos como exemplo o movimento Transforma Jovem, braço social da Igreja Presbiteriana das Graças, que escolheu a Comunidade do Pilar, em Recife (PE), para desenvolver trabalho com jovens e adolescentes com a implantação de cursos de arte, música, dança, educação cidadã e profissionalizante. Na parte espiritual, proporcionam a participação em grupos de discipulados para aprenderem os princípios da vida cristã.
Vale pensar no assunto. É importante refletir sobre o tema, tomar parte em uma atividade voluntária. Fazer um pouco mais pelos outros e por si mesmo como agradecimento às bênçãos recebidas por Deus. Outras entidades religiosas também seguem esse caminho. E haverá sempre alguém agradecendo esse gesto de carinho, dedicação e generosidade.

Escrito por Blogueiro do Bem às 13h21
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Professores superam a própria deficiência pelo prazer de dar aula

Mesmo na cadeira de rodas, diariamente Nadir de Santana ensina Língua Portuguesa na Escola Estadual Dona Pilar Garcia Vidal, no Jardim Imperador. Aos 05 anos de idade, ela sofreu poliomielite e ficou paraplégica. Apesar de nascer em família pobre, seus pais sempre fizeram de tudo para a menina estudar. “Quando entrei na escola me apaixonei. Acabei fazendo faculdade de Letras e hoje sou professora de português e francês”, conta ela que, há 18 anos leciona na rede pública.
Para ela, o problema da inclusão do professor com deficiência está fora da sala de aula. Opinião semelhante têm os professores Airton Gandolfi - de educação artística portador de deficiência no braço direito - e Helenita Fleury - de português com deficiência na perna esquerda - que dão aulas na Escola Estadual Bairro do Itaim, em Mairiporã. Para eles, o preconceito é maior da parte de outros professores e diretores de escolas.
Professor de artes plásticas e cego, Paulo Pitombo, conta que, certa vez, uma diretora disse que ele não seria capaz de ser professor. “Foi quando tive mais força para provar que tinha condições”. Tanto fez que hoje é um dos professores mais queridos pelos alunos do colégio particular Santa Maria.

Escrito por Blogueiro do Bem às 13h17
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Projeto Paranaense anti-tabaco é premiado

O projeto paranaense “Tabagismo – uma questão de consciência”, levado Gratuitamente a escolas públicas e estaduais, venceu o Prêmio Saúde 2007 na categoria Saúde da Criança, elaborado pela Revista Saúde, da Editora Abril. Entre 637 projetos inscritos, o trabalho de responsabilidade social desenvolvido pelo Instituto de Oncologia do Paraná ficou entre os 21 finalistas, que foram avaliados por um júri formado por 43 nomes da saúde do país e por internautas, através de votação popular. Por meio de encenação teatral em salas de aula, o projeto discute os perigos do cigarro com os estudantes.
No Paraná, mais de 15 mil pessoas já assistiram à peça.

Escrito por Blogueiro do Bem às 13h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Deficientes visuais ganham acesso à leitura

Os deficientes visuais já têm acesso à leitura no município de Ribeirão Corrente. O serviço, um programa de computador que transforma arquivos de textos em arquivos de áudio, está instalado na Casa da Cultura e é disponibilizado diariamente das 07:30horas às 11:30horas e das 19:00horas às 22:30horas.
A iniciativa permite que deficientes visuais tenham acesso à cultura, o que garante uma melhor formação e um incentivo à cidadania. Com ele o deficiente pode ouvir tudo o que está escrito em um livro, por exemplo, sem a necessidade do auxílio de outra pessoa.

Escrito por Blogueiro do Bem às 13h06
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Via Parque transforma cidadãos

O Via Parque Shopping (RJ) criou projeto de responsabilidade social, o Transformar. Comunidades carentes da Zona Oeste terão a grande oportunidade de descobrir os benefícios do reaproveitamento dos alimentos com aulas práticas e teóricas oferecidas na Casa Gourmet Arno.
O projeto conta com aulas práticas e teóricas e palestras sobre cidadania, postura, comportamento, com 15 alunos por turma.  O ciclo dura 08 semanas, com 01 aula semanal.  Os instrutores do Projeto Transformar ensinam o valor nutricional dos alimentos e dão dicas sobre o tema. Os alunos aprenderão ainda receitas populares, de baixo custo e alto valor nutritivo, que evitam o desperdício. Em visitas à Horta do Via Parque, os alunos aprenderão sobre o processo de cultivo e compostagem.
Cada turma contará ainda com palestras sobre cidadania, trabalho e renda.  Os primeiros agraciados serão moradores da Cidade de Deus.

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h57
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Cursos Gratuitos abertos à comunidade sobre gestão social

A UNIP-São Paulo oferece, como extensão comunitária, Cursos Gratuitos a interessados em gestão de organizações e projetos sociais.
Aos sábados, das 10:00horas às 13:00horas, cursos sobre Administração de Projetos Sociais, Captação de Recursos e Voluntariado e Cidadania acontecem em diferentes campus da universidade espalhados pela capital.

- Para saber da programação e inscrever-se, acesse: http://www3.unip.br/ensino/extensao_comunitaria/calendario.aspx

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h54
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Campanha "Cidadãos do Futuro"

Solidariedade se aprende desde cedo. Esse é o tema da Campanha Cidadãos do Futuro- ANO II - realizada pela Rede Kanguruh, empresa que atua na formação e contratação de babás pelo Brasil.
Durante todo o mês de outubro, na sede da empresa, Av. das Américas,700 - Loja 205S – Barra (RJ), promove o projeto Cidadãos do Futuro. A idéia é aproveitar o Dia das Crianças para estimular os pequenos a participarem de campanhas sociais.
Fraldas descartáveis de tamanhos variados, Sustagen, Sustain ou Sustance, brinquedos e alimentos não perecíveis serão bem- vindos na loja e direcionados para o INCA- Instituto Nacional do Câncer.

- Maiores informações pelo Telefone (21) 2132-8555

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h51
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Viva e Deixe Viver ganha apoio da designer Daniella Zylbersztajn

Pacientes atendidos pela associação dos contadores de história criam estampas para modelos exclusivos de bolsas. Lançamento será dia 20/10, no Clube de Estilo, Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 399, em São Paulo.
Uma iniciativa da designer de bolsas Daniella Zylbersztajn promete um novo final feliz para a encantadora história do Patinho Feio. “Convidamos crianças e adolescentes atendidos pelos voluntários da Associação Viva e Deixe Viver para participar de uma oficina de desenhos, tendo a história como tema. Oito deles foram selecionados e estampam, cada um, um modelo de bolsa exclusivo”, conta a designer.
A renda obtida com a venda dessas bolsas será revertida para a entidade, que reúne mais de 700 voluntários contadores de histórias para pequenos pacientes hospitalizados em 65 hospitais, em 07 estados do país.

- Para conhecer os modelos de bolsas criados pelos pacientes, acesse www.vivaedeixeviver.org.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h47
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Hospital Mãe de Deus promove palestra: "Um olhar sobre a mama"

Acontece, no dia 24/10, às 19:00HORAS, no auditório do Hospital Mãe de Deus Rua José de Alencar, 286 - Porto Alegre (RS), um encontro Gratuito sobre prevenção das doenças da mama. “Um olhar sobre a mama”, palestra que tem como objetivo debater diversos aspectos relevantes no auto-cuidado e na auto-estima da mulher, conta com a participação de renomados profissionais de diferentes áreas.
A professora do Instituto de Artes da UFRGS, Sra. Maria Amélia Bulhões, vai falar sobre a imagem da mama através dos tempos. Os aspectos emocionais referentes à importância da glândula mamaria e sua função serão abordados pela psicanalista Maria Ângela Bulhões. A fisioterapeuta Fabrícia Lindenmeyer Jaeger vai abordar o tratamento complementar de reabilitação pós tratamento do câncer de mama e suas seqüelas. Dr. Edgar Klein, médico do Programa da Saúde da Família, falará sobre o comportamento das mulheres de baixa renda na busca por assistência, com suas dificuldades intrínsecas e a problemática do acesso. Haverá espaço para interação com a platéia.

- Informações e Inscrições Gratuitas pelo Telefone (51) 3230-2078

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h37
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Campanha Beneficente Oftalmológica em Brasília

Começa, no dia 27/10, a 3ª etapa da campanha "Brasília usa óculos".
A edição 2007 do projeto "De olho no social", que irá realizar exames oftalmológicos em cerca de 200 pessoas carentes, em Brasília é uma iniciativa dos Institutos Varilux da Visão e Brasileiro de Olhos (INBOL), com apoio da Voriques Óptica. Nessa edição, todos aqueles que foram diagnosticados com problemas de acuidade visual irão experimentar as armações e realizarão os exames aprofundados finais. A campanha, que tem ainda como madrinhas Viviane Piquet e Moema Leão, tem previsão da entrega dos óculos para dezembro.

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h32
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Campanha Beneficente Oftalmológica em Curitiba

No Dia do Médico (18/10), começa a 2ª etapa da V Campanha Beneficente de Curitiba. A ação realizará exames oftalmológicos em cerca de 500 pessoas carentes de instituições de caridade, em Curitiba.
A iniciativa, que existe há 04 anos, é uma iniciativa do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC) em parceria com o Instituto Varilux da Visão, que é responsável pela doação das lentes, e a rede da Ótica Visorama. Em 2006, foram atendidas em torno de 250 pessoas e foram doados 80 pares de óculos.

Escrito por Blogueiro do Bem às 12h29
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

15/10/07


BIBLIOTECA LIVRE

Uma Biblioteca Digital, desenvolvida em software livre, totalmente gratuita.

Com as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci. Escutar músicas em MP3 de alta qualidade. Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia. Poesias de Fernando Pessoa. Ter acesso às melhores historias infantis e Hinos Brasileiros e muito mais.

- Acesse: http://www.dominiopublico.gov.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 20h14
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

11/10/07


Site Gratuito com vagas de empregos

A ANACE - Associação Nacional de Apoio Comunitário e Evangélico, através do Site: www.portalanace.org, tem o objetivo de encaminhar as pessoas desempregadas ao mercado de trabalho inclusive sem experiencia profissional, as vagas estão disponiveis através de parcerias em diversas funções, colaborando com o desenvolvimento social das comunidades carentes e facilitando a vida das pessoas com soluções viáveis para seus problemas, mostrando que é possível obter a solução de maneira Legal, Prática e Objetiva.

Escrito por Blogueiro do Bem às 15h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

10/10/07


Instituição acolhe moradores de rua, portadores de deficiência física

Primeiro abrigo para portador de deficiência física tenta aproximar pessoas que perderam o elo familiar.
A Associação de Deficientes Físicos do Ceará (ADFC) inaugurou o primeiro abrigo para pessoas com deficiência física no Estado. A casa, situada à rua Alcides Santos, 51 – Parangaba, é também a sede da Associação, tem capacidade para abrigar 17 pessoas e já conta com 02 hóspedes. Além do acolhimento de pessoas com deficiência, a Associação se encarregará de localizar as famílias dos abrigados e assim promover a aproximação entre eles.
O retorno ao lar será acompanhado de uma inserção no mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes de pintura, artesanato e capacitação de um modo geral.
Já estão finalizados os alojamentos, a cozinha, os banheiros e o auditório, além de 01 sala para cursos de capacitação e palestras de auto-estima.


- Mais informações pelo Telefone: 3232-7873 ou Site: www.adfc.org.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 23h08
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

09/10/07


Uma vida dedicada ao próximo

Vera Lúcia Ravanello, 45 anos, descobriu cedo a sua vocação: ajudar o próximo. Com apenas 06 anos, levava as crianças que encontrava pela rua na volta da escola para almoçar em sua casa no bairro Santa Fé – Caxias do Sul (RS).
Quando casou-se, mudou-se para o bairro Colina Sorriso e deixou para trás a vizinhança pobre e com poucas perspectivas. Foi neste momento que descobriu que poderia se tornar uma ponte entre 02 mundos. Recolhia doações onde morava e distribuía nas comunidades mais carentes de Caxias do Sul.
“Minha casa era como um banco de doações. As pessoas traziam seus donativos e eu armazenava nos cômodos. Tinha de tudo um pouco: colchões, alimentos e roupas” - relembra.
Há 03 anos, a partir da doação de um terreno no interior de Forqueta, Vera iniciou a construção de um antigo sonho, a Casa de Misericórdia.
No templo, entre as inúmeras atividades, são realizadas festas beneficentes, encontros religiosos, retiros e missas para católicos carismáticos.
“A maioria não necessita de comida. O que elas mais precisam é de carinho, uma palavra de apoio” - diz.

- Maiores informações pelo Telefone: (54) 3206-1418 - Fernanda, ou (54) 9938-1214 - Vera.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h31
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Exemplo de solidariedade no Centro do Rio de Janeiro

Há 07 anos, Jorge Luis, ou como é mais conhecido, o Hang Loose, orienta e informa as pessoas como chegar a determinadas ruas no Centro ou Zona Sul (RJ), em frente a banca de jornais e revistas, na Av. Rio Branco com a Rua Miguel Couto. Para muitas pessoas é um ponto de referência, onde e como obter ajuda totalmente gratuita. Lá está ele aposto para ajudar, com um mapa das ruas do Centro, onde se lê: "SÓ POSSO INFORMAR SE FOR DE GRAÇA". Ele também criou “uma lixeira” (uma caixa de papelão com saco de lixo) para que as pessoas joguem o lixo ali, evitando assim sujar a rua.
“Sou carioca, me orgulho de morar nesta cidade. Não assisto televisão, porque é um mal para as pessoas. Prefiro interagir diretamente, olhando no olho e apertando suas mãos. Ajudo em média 50 pessoas por dia, meu recorde foi 138 ajudas em um único dia, isto é muito bom”, diz orgulhoso de fazer algo pelo próximo.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h11
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Mutirão corrige orelha de abano em crianças

Um grupo de médicos realiza nesta semana um mutirão de cirurgias plásticas para corrigir orelhas de abano em Fortaleza. No total, 26 crianças pré-selecionadas serão operadas até 5ªfeira, dia 11/10.
Segundo especialistas, a orelha de abano é um defeito congênito, uma deformidade na anatomia das orelhas. A cirurgia só pode ser feita a partir dos sete anos de idade, quando o desenvolvimento das orelhas já está completo.
Os profissionais de saúde que trabalham no mutirão são voluntários. A expectativa é que a proposta se repita todos os anos, sempre durante a semana em que se comemora o Dia das Crianças.

Escrito por Blogueiro do Bem às 15h28
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Uni Sant’Anna promove festa em prol do Hospital do Câncer Infantil de Sorocaba

O campus de Salto da Uni Sant’Anna e o Colégio Sant’Anna Kid’s, com o apoio da Nutriplus, promovem a 2ª edição do “Dia do Filho”, em comemoração ao dia das crianças, 5ª feira, 11/10, a partir das 17:00horas.
A festa, com entrada gratuita, terá barracas de doces e salgados (lanches de pernil, churrasco e cachorro-quente). As crianças poderão se divertir nos brinquedos instalados nas dependências do campus de Salto. Toda a renda do evento será doada para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (GPACI), mantenedora do Hospital do Câncer Infantil de Sorocaba.

- Informativo:
“Dia do Filho” na Uni Sant’Anna
Data: 11 de outubro
Horário: a partir das 17:00horas
Local: Campus de Salto da Uni Sant’Anna - Rua Tranqüilo Gianini, 801 - Olaria – Salto – SP.
Telefone: (11) 4028-1929

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Cruz Vermelha promove ação contra a dependência química

A Cruz Vermelha de Caxias do Sul promove, 5ª feira, 11/10, das 08:30horas às 10:00horas, palestra sobre o papel da família na dependência química.
A palestra será ministrada pela assistente social Ivonete Polidoro e pela terapeuta de família Laura Amalcabúrio, voluntárias da entidade, na sede da Cruz Vermelha, Rua Feijó Junior, 269 – São Pelegrino, em Caxias do Sul (RS).
A ação gratuita, coordenada pelo grupo de psicologia da entidade, tem o objetivo de prevenir a comunidade caxiense sobre a dependência química.

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

08/10/07


Precisa-se de Doação de Aparelho Auditivo

O Sr. Severino de 73 anos, mora em São João de Meriti (RJ), e está precisando, com urgência, de 01 Aparelho Auditivo.
Quem puder ajudar, favor entrar em contato com a irmã dele, Srª. Maria da Conceição - Telefone: (21) 2751-2189.
Que Deus lhe abençoe.

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h01
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

07/10/07


Professora é premiada pelo MEC por projetos criativos, como álbum de figurinhas em que personagens são os alunos e suas famílias

Os álbuns de figurinhas dos craques de futebol, das princesas e personagens infantis foram esquecidos na estante. Com a ajuda da professora Luciene Silva de Sousa, 28 anos, crianças do pré-escolar da Escola Estadual República, da rede FAETEC, em Quintino (RJ), se divertem e aprendem enquanto completam o álbum em que os personagens são elas próprias. A idéia rendeu à professora da Fundação de Apoio às Escolas Técnicas (FAETEC) um dos prêmios mais importantes concedidos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as fundações Orsa e Bunge.
Folhear o álbum batizado de "Crianças" é passear pela infância de cada um. Em cada página, fotos trazidas de casa e desenhos feitos pelos pequenos registram hábitos, brincadeiras preferidas, vivências em família que vão sendo repassadas aos amigos da turma. Para contar a história de cada um dos 11 alunos, com idade entre 05 e 06 anos, a professora Luciene fez pesquisa e entrevistou os alunos e seus pais. "Como era nova na escola, sentia necessidade de me aproximar mais das crianças e das famílias para conhecê-las melhor. Um dia, um deles trouxe figurinhas de futebol e aí surgiu a idéia de fazer um álbum em que a turma fosse o tema principal", conta Luciene.
O custo da montagem e confecção dos pacotes com figurinhas auto-colantes saiu do bolso dela, que gastou em torno de R$ 500 — mais de um terço do seu salário, de R$ 1.400 por 40 horas semanais. "Valeu a pena. Vejo a satisfação com que eles vão relatando sua história, o interesse pela leitura, e a participação da família na criação do álbum", diz. Até uma banca de jornal de brincadeira foi improvisada para simular a venda. Cada um recebeu 10 envelopes com 12 figurinhas. Após a distribuição, as crianças começaram a trocar os adesivos, conhecendo mais sobre a vida dos colegas e percebendo as diferenças e semelhanças existentes entre todos eles. "E o prêmio de R$ 5 mil, o que fazer com ele? "Vou dar aos meus alunos um presente caprichado no Dia das Crianças. Afinal eles são co-autores comigo", conta.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

04/10/07


Casa de Francisco de Assis (CFA) promove Eventos em Outubro

A Casa de Francisco de Assis (CFA), instituição filantrópica sem fins lucrativos, há 32 anos trabalhando em prol de famílias carentes, possui uma Creche com 82 crianças em sua sede, Rua Alice, 308 – Laranjeiras (RJ), promoverá 02 eventos no mês de Outubro.

1º) Dia 20/10 - sábado, das 09:00horas às 19:00horas, "17ª Vivência da Primavera" – com variadas palestras e oficinas. Este ano destaca-se, a palestra com o jornalista André Trigueiros - Repórter da Globo News e responsável pelo Programa Cidades e Soluções e outra sobre foto Kirlian com a Dra. Enadir Tripoli. Entrada: R$ 3,00 ou 1kilo de alimento não perecível. Segue a programação: http://www.astroletiva.com.br/eventos/vivencia2007.php


2º) Dia 27/10 - sábado, das 14:00horas às 19:00horas, "Astrologia para Auto Conhecimento".
Abaixo, programação e o formulário para inscrição.
http://www.astroletiva.com.br/eventos/autoconhecimento.php
http://www.astroletiva.com.br/eventos/formulario.php

Divulguem e repassem para seus amigos.
Toda a renda será revertida para a Creche Santa Clara. É uma ótima chance para conhecer o trabalho desta Instituição.

- Maiores informações pelo Telefone: (21) 2265-9499 e 2557-0100

Escrito por Blogueiro do Bem às 18h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Curso vai ensinar alunos com deficiência auditiva

Alunos com deficiência auditiva de Rio Preto (SP) podem aprender a escrever em português. É o que ensina um curso ministrado pelo aluno do 2º ano de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Preto, Thiago Vechiato, 27 anos. Desde agosto, ensina 04 alunos surdos. As aulas são destinadas a deficientes auditivos que já dominam a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Isso porque o professor se baseia nessa linguagem na hora de fazer a explicação aos alunos. “A alfabetização acontece na primeira língua deles, que é a de sinais. O português é a segunda língua para os surdos.” O curso se volta para o ensino da escrita. As aulas são ministradas na escola Kiros, mas devem ser transferidas para a UNESP.
A atividade é gratuita e supervisionada pelo Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).

- Informações para inscrições pelo Telefone: (17) 3231-5289 e 3221-2486 ou E-mail tuttyvechiato@yahoo.com.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 07h56
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Precisa de Doação – Quem pode doar?

A Casa Assistencial Lar de Aninha e o Lar Esperança, na Rua Bezerra de Menezes, 37- Parada Angélica – Duque de Caxias (RJ), que atendem 205 crianças, necessitam de 02 ventiladores, material escolar, papel ofício A-4, fogão industrial 06 bocas com forno, uniforme, camisas cinza e short azul, bolas de futebol, escovas e pasta de dentes, leite, biscoito, material de limpeza, fraldas descartáveis, quadro negro, 02 ventiladores de teto, torneiras, bomba, tampa de vaso, chuveiros.

- Interessados em colaborar, favor entrar em contato:
Sr. João Murta – Telefone: (21) 2778-1288
E-mail:
grupoespirita@consoladorprometido.org

Escrito por Blogueiro do Bem às 07h49
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

03/10/07


O Sr. Adilson Silveira Clemente, está desaparecido desde 06/09/2007, quando deixou sua casa, no bairro do Catete (RJ), trajando calça preta e camisa xadrez azul/verde. Ele tem 71 anos e sofre de Mal de Alzheimer.
Quem souber de alguma informação, favor entrar em conto com o filho dele, Eduardo Silveira Clemente, através do Telefone: (21) 9417-0776 e 8178-4460 ou pelo E-mail:
eduardosclemente@terra.com.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 14h36
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

02/10/07


Detentos do Espírito Santo terão acesso a livros com o Projeto Sala de Leitura

O Sistema Penitenciário do Espírito Santo inaugurou, 02 Salas de Leitura, que vão ocupar um espaço importante na ressocialização. As bibliotecas foram doadas pelo projeto ‘Sala de Leitura’, realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento com o apoio do grupo editorial Record e do Ministério da Cultura, que estará disponível para os internos da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), em Viana, e para os adolescentes do Centro Sócio-Educativo do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (IASES), em Cariacica.
O acervo estará disponível também, gratuitamente, para funcionários das instituições, além dos familiares dos internos, para consulta e empréstimo.
As salas terão obras sobre artes, ciências, filosofia, geografia, literatura brasileira e infanto-juvenil e religião. Os próprios detentos e adolescentes estão ajudando na montagem e cadastramento dos livros das salas.

Escrito por Blogueiro do Bem às 21h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Mutirão para arrecadar alimentos


Nos dias 06 e 07 de outubro , a ONG Banco de Alimentos realizará um mutirão de arrecadação de alimentos, que irá beneficiar 23 mil pessoas assistidas pela entidade. A expectativa é superar a 12 toneladas recebidas no ano passado. Quem quiser colaborar deverá entregar sua doação nos 12 supermercados da Rede Sonda, em São Paulo. No sábado, dia 06, a coleta será das 09:00horas às 20:00horas e, no domingo, dia 07, das 09:00horas às 12h30horas.

Escrito por Blogueiro do Bem às 20h34
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

01/10/07


Exemplo de solidariedade

A dona de casa Irene de Jesus Rosa Freitas, 61 anos, é uma senhora tranqüila e de fala mansa. Características ideais para o trabalho que exerce há 25 anos. Irene, que mora no bairro rural de Goianas, a 12 quilômetros de Capenga (MG), dedica sua vida a cuidar de crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos. A dona de casa faz parte da Fundação Humanitária “Eurípedes Barsanulfo”, que mantém uma creche, um lar que recebe jovens vítimas de maus-tratos e ainda está construindo um hospital. A diretoria da entidade é formada por 45 pessoas e 15 voluntários.
O trabalho de Irene começou ainda em Ribeirão Preto, onde morava. Lá, ela ajudava instituições que trabalhavam com famílias carentes distribuindo sopas. Ao se mudar para Goianazes, em 1982, Irene não conseguiu ficar parada.
“Comecei a distribuir sopa para os mais pobres aqui no bairro mesmo”, disse, lembrando que o trabalho durou 05 anos e atendia 30 famílias.
O maior orgulho de Irene é o conjunto de casas onde moram as crianças e jovens vitimizados. São 04 imóveis que ficam numa chácara, 02 são usados como dormitório, 01 abriga as máquinas de costura usadas para consertar as roupas que recebem de doações e ainda para confeccionar almofadas e sacolas para serem vendidas e o outro é onde funciona a cozinha, sala e banheiros.
Tudo na fundação é mantido com doações. Eles não recebem nenhum centavo do poder público. A ajuda de voluntários e simpatizantes é fundamental para qualquer coisa, desde alimentos, roupas, calçados até colchões. “Não gosto muito de comentar isso, mas ainda espero que uma ajuda oficial chegue”.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h33
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Programa Aprendiz Comgás abre inscrições para nova turma

Até o dia 22 de outubro, jovens de 14 a 17 anos podem se inscrever para a 13ª turma do Programa Aprendiz Comgás, uma iniciativa da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz. A proposta do programa é contribuir na formação de jovens estudantes do ensino médio e técnico, de escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo, interessados em desenvolver projetos sociais em suas comunidades.
Serão selecionados 80 jovens para esta turma. Para participar, os estudantes devem formar grupos de no mínimo quatro e, no máximo, 06 integrantes e apresentar uma proposta de ação na cidade de São Paulo. Os jovens selecionados participarão de uma série de atividades educacionais e culturais durante o primeiro semestre de 2008.
Os aprendizes serão preparados para elaborar projetos, articular parcerias e mobilizar a comunidade para efetiva participação nas ações. Serão beneficiados ainda com bolsa-auxílio, vale-transporte e lanche. Os encontros acontecerão 03 vezes por semana, das 14:00horas às 17:00horas, na sede do Programa, no Brás.
Para participar é preciso retirar o regulamento, a ficha de inscrição e a proposta de ação na sede do PAC ou acessar o site do Programa.


Programa Aprendiz Comgás (PAC)
Data: inscrições até 22 de outubro
Local: Rua Alegria, 153 - Brás - São Paulo – SP
Telefone: (11) 3209-0679

 

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h19
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Centro Espírita Fabiana Anjo de Luz no Estande de Responsabilidade Social

O Estande de Responsabilidade Social do Praia de Belas, (RS) apresenta o trabalho realizado pelo Centro Espírita Fabiana Anjo de Luz, entre os dias 01 até 07 de outubro. A instituição presta assistência a famílias que necessitam de atendimento e oferece, a crianças e adolescentes, reforço na área educacional e atividades recreativas para auxiliar seu processo de educação formal. Durante este período, o abrigo vai mostrar o trabalho que realiza e comercializar artesanatos produzidos nas oficinas mantidas pelo Centro. A renda será revertida para a entidade e para as famílias atendidas.
O Estande estará localizado no 2º piso do Shopping Praia de Belas e opera em conjunto com a ONG Parceiros Voluntários, responsável pela coordenação das entidades interessadas em ocupar o lugar e divulgar suas ações. O objetivo é mostrar as atividades realizadas pelas organizações da sociedade civil, sensibilizando, dessa maneira, o público do Shopping para ações sociais e de voluntariado.

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h14
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Curso online para terceiro setor

No dia 02 de outubro, a Consultoria Criando realizará o curso online “Mala direta para Captação de Recursos no Terceiro Setor”. Os principais temas abordados serão como escrever textos convincentes; as formas, cores e design do material a ser utilizado na mala direta, o retorno aceitável e qual o valor para produzir. A ferramenta utilizada possibilita o acesso para todo o Brasil, bastando um computador conectado à internet.
No dia 10 de outubro, a Consultoria Criando realizará o curso on-line “Trabalhando com voluntários”. O curso terá a função de mostrar como gerir pessoas voluntárias, dirigentes e colaboradores profissionais; qual é a importância do voluntário suas áreas de atuação, o plano de voluntariado, a melhor formar de capacitá-los e as vantagens e dificuldades para a Organização.

- Mais informações e inscrições através do link abaixo: http://www.aulavox.com/eventos_2007/_outubro/criando/maladireta0210.htm
Pelo do Telefone (11) 3034-5847 ou E-mail: info@criando.net

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Um blog com dicas para ajudar quem deseja parar de fumar

O Blog Vamos Parar foi criado pela Aliança para o Controle do Tabagismo, ACTBR, uma aliança formada por organizações da sociedade civil, associações médicas, comunidades científicas, ativistas e pessoas interessadas no assunto. A idéia surgiu porque o grupo recebe muitos pedidos de pessoas interessadas em parar de fumar. O espaço é para a troca de experiências e informações para fumantes que querem parar de fumar, ex-fumantes que querem reforçar sua decisão e ajudar a quem ainda não parou, e também não-fumantes que possam contribuir com dicas ou apoio. O Blog tem dicas, links, orientações de especialistas, enfim, tudo o que possa ser útil para ajudar fumantes que estão diante de um grande desafio e de uma enorme conquista: parar de fumar.

O endereço é http://blog.actbr.org.br

Escrito por Blogueiro do Bem às 16h01
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Cursos Gratuitos em Nova Iguaçu

A ONG Gadefi (Grupo de Apoio à Deficiente Idosos) está com 2.080 vagas para cursos gratuitos de operadores de telemarketing, montagem e manutenção de computador e auxiliar administrativo, entre outros.

- Maiores informações:
Rua Rita Gonçalves, 529 – Centro – Nova Iguaçu – RJ
Telefone: (21) 2667-6389

Escrito por Blogueiro do Bem às 08h09
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]
 

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, GLORIA, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, Arte e cultura, Esportes

Histórico

" target="_blank">Relógio
  • TEXTOS
  • RESPONSA HABILIDADE
  • contador" target="_blank">Visitantes
  • Visitante Número